Ministério do Turismo ignora São Luís em balanço de Carnaval

Embora a Prefeitura de São Luís e o Governo do Maranhão celebrem os resultados do Carnaval deste ano, falando em milhões de pessoas presentes à folia, o Ministério do Turismo do Governo Federal não teve conhecimento da informação ou preferiu ignorá-la. 

Isso porque a capital maranhense sequer foi citada no balanço carnavalesco feito pela pasta comandada pelo paraense Celso Sabino.  

Pelo levantamento do MTur, Recife foi a capital do Nordeste que levou o maior número de foliões às ruas, somando mais de 3,4 milhões de pessoas, que produziram receitas de R$ 2,4 bilhões e colaboraram com a criação de 57 mil postos de trabalho temporários. De acordo com o balanço divulgado pela prefeitura da cidade, o público deste ano cresceu 20% em relação a 2023. 96% da rede hoteleira foi ocupada entre 9 e 13 de fevereiro, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE). 

Conurbada à capital pernambucana, a vizinha e histórica Olinda recebeu mais de 4 milhões de foliões. Segundo a prefeitura olindense, foram R$ 400 milhões girando na economia e 35 mil postos de trabalho temporários. 99% dos hotéis foram ocupados, com uma ampliação de 10% na oferta de leitos em relação ao Carnaval de 2023. 

Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo também renderam destaques positivos na folia, de acordo com o MTur. Na contramão, o estado da Paraíba e a cidade paranaense de Foz do Iguaçu receberam os que preferiram aproveitar o período para “descanço”, segundo o site do Governo Federal.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *